Acordo de Céus Abertos Brasil e EUA: o que impacta nos viajantes?

Na última semana foi anunciado o Acordo de Céus Abertos entre Brasil e EUA, e você deve estar se perguntando, o que é e quais os benefícios que isso traz aos viajantes?

Depois de 7 anos engavetado, esperando ser aprovado pelo Senado brasileiro, o Acordo de Céus Abertos entre Brasil e EUA finalmente foi sancionado pelo presidente Michel Temer no último dia 26 de Junho. Isso significa que não existem mais limites de voos diários entre estes dois destinos.

Já é de praxe o acordo entre países para determinarem a quantidade de voos existentes entre eles, isto é feito para haver uma concorrência igualitária de mercado e assim proteger as empresas aéreas de ambos os países. Funciona da seguinte forma, as empresas de um país X podem ter um determinado número de voos para um país Y e as empresas do país Y, por sua vez, podem ter esta mesma quantidade de voos semanais para o país X. Por exemplo, se existirem 20 voos semanais de cias aéreas brasileiras para os EUA, as cias aéreas americanas poderão ter 20 voos semanais para o Brasil.

Porém, com o Acordo de Céus Abertos entre os países, isto na prática não existe mais, e fica liberado a quantidade de voos que as cias aéreas decidirem que possam ter.

Mas o que isto interfere em nós, viajantes?

Com o aumento do número de voos de um destino para o outro, teremos mais opções de dias e horários para escolher os voos, aumentam as rotas entre os destinos, a concorrência aumenta entre as empresas e teoricamente os preços das passagens caem.

Outra mudança que irá ocorrer é que as empresas aéreas brasileiras e americanas, que já possuem parcerias entre elas, irão estreitar ainda mais estes laços e possivelmente irão se juntar, como é o caso da Latam por exemplo, que pretende se juntar com a American Airlines, e a Azul, que planeja se juntar com a United Airlines. A Gol e a Delta Air Lines podem ir nesta mesma direção, já que ambas vem trabalhando juntas há um bom tempo.

Para criar esta matéria, utilizamos como fonte de pesquisa: Panrotas e Melhoresdestinos.

Julho 2018.

Gostou? Compartilhe