ÁGUAS CALIENTES, a cidade de Machu Picchu

Águas Calientes: Machu Picchu Pueblo!

Águas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo, é a parada obrigatória para as pessoas que esperam descansar um pouco antes ou depois de conhecer Machu Picchu.

O povoado é bastante pequeno e compacto, se assim posso dizer… As ruas são bem estreitas, apertadas e amarrotadas de turistas frenéticos e ansiosos. A cidade cresceu sem muito planejamento às margens do Rio Urumbamba, que literalmente corta o povoado.

Rio Urumbamba, Águas Calientes, Peru.

 

Pelas ruas de Águas Calientes, Peru.
Carros são proibidos…

Estando a apenas 6km do Parque Arqueológico de Machu Picchu, bem no pé da montanha sagrada, a cidade não comporta carros nem taxi. Você vai precisar se locomover a pé, o que do tanto não será o mais difícil visto que a cidade é pequena e você ficará por lá, apenas um ou dois dias.

Pessoas do mundo todo chegam em Águas Calientes, seja de trem ou caminhando pelas antigas trilhas incas ou pelo mais moderno caminho da hidrelétrica. Não tem como chegar em Águas Calientes de ônibus. A estação de trem da cidade se comunica com as estações de Poroy (nos arredores de Cusco) e Ollantamtaybo.

Trem, único meio de transporte para chegar até Águas Calientes no Peru.
Sobre a estrutura de Àguas Calientes…

O nome Águas Calientes vem de “águas quentes”, em espanhol. Os banhos termais são um dos principais atrativos aos visitantes que passam um tempo na cidade. A estrutura turística de Águas Calientes conta com muitos hotéis, pousadas e restaurantes para todos os bolsos e tipos de viajante. Há um grande mercado de artesanatos logo na saída da estação de trem. São várias e várias ruas com os mais diversos e coloridos produtos, e como já era de se esperar com os preços absurdamente caros, em comparação com Cusco ou Lima. Além disso, Águas Calientes conta com serviços médicos básicos, estação de polícia e um pequeno serviço de atenção ao turista.

Mercado de Artesanato, Águas Calientes, Peru

 

Restaurantes Águas Calientes, Peru.

Conheça aqui, o TOP 5 de Águas Calientes.

Como ir de Águas Calientes para Machu Picchu…

Só existe um meio de transporte que pode te levar de Àguas Calientes até Machu Picchu: ônibus ou então, se você estiver indo preparado, pode optar por subir a montanha sagrada a pé, através de uma trilha por dentro da mata.

Nós fomos de ônibus, e não nos arrependemos, principalmente, depois de ver o estado de cansaço que os “trilheiros” chegavam até o vale. O trajeto de ônibus leva cerca de 25 minutos, e na época, em 2016, pagamos 20 dólares (ida e volta) comprando antecipadamente, nas cabines de venda de bilhetes localizada na praça principal de Águas Calientes. Para conseguir comprar, não esqueça de levar o seu passaporte.

Eles aceitam cartões Mastercard para venda de bilhetes. A dica é comprar o bilhete logo que você chegar na cidade, para garantir o ônibus para o dia de sua viagem. O serviço é oferecido diariamente, desde as 5h30min da manhã até as 15h da tarde, com saídas a cada 15 minutos. Os ônibus de volta funcionam das 6h30min até 17h45min.

A saga do ônibus até Machu Picchu…

Para pegar o primeiro ônibus, o senhor da pousada em que ficamos, nos sugeriu, sair do hotel às 5h30min da manhã. Acabamos saindo às 5h e para nossa surpresa a fila já estava enorme. Estava escuro e frio… Os locais aproveitam a fila e montam as suas barraquinhas com café e sanduiche e outros snacks, para vender aos turistas que saíram cedo sem café da manhã.

As 5h30min, os ônibus começaram a chegar, um atrás do outro. Apesar do embarque fluir, nós só conseguimos embarcar umas 7h, com o dia super claro e com o sol já no céu.

Na hora de voltar, também pegamos fila para o microônibus. Era perto de 15h e todo mundo da turma da manhã estava querendo descer. Ficamos cerca de 1h na fila, aguardando a nossa vez sem muitos problemas, apesar do cansaço físico.

Alguns detalhes importantes sobre os microônibus para Machu Picchu:

1) As passagens não tem horário e nem assento marcado, você apenas comparece com o seu bilhete e documento na fila. Neste momento existe a conferência da data e te liberam.

2) Os microônibus são antigos e apertados, mas em bom estado de conservação.

3) O trajeto é bastante sinuoso, cheio de curvas e muito mas muito estreito. Assusta um pouco quando um ônibus que está subindo encontra outro descendo, mas nada que possa te fazer desistir.

4) Não esqueça de comprar o bilhete antecipadamente, com certeza se deixar para última hora, você vai se arrepender.

 

Conheça as outras matérias sobre o Peru, e programe-se para colecionar muito momentos e fotografar várias memórias dessa viagem que com certeza te fará Viver Todo Seu Mundo INTENSAMENTE.

 

-> Gostou da nossa matéria? Então segue o @VivaTodoSeuMundo no Insta e curte a FanPage no Face. Assim você acompanhará o nosso mundo em tempo real. #VivaTodoSeuMundo #ColecionandoMomentos #FotografandoMemórias

 


 

VIVA Todo Seu MUNDO VIAJANDO com a gente!

Sempre que você fizer uma reserva, através de algum link das publicidades que aparecem aqui no nosso blog (Booking, Hotéis.com, Seguros Promo, Decolar.com, etc) nós ganhamos uma pequena comissão! E o melhor de tudo: você NÃO é taxado a mais por isso, pelo contrário, em alguns casos, se utilizar o nosso CUPOM DESCONTO, você ainda ganhará um desconto especial. Sabendo disso… Partiu reservar e Viver Todo Seu Mundo com a gente? 😉

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados