Arrumando as malas INTERCÂMBIO

Eu sou daquelas que arruma as malas antes mesmo de comprar as passagens, kkk. Tá, tipo… Não propriamente na prática, mas na minha cabeça o mundo já está girando e ela só pensa em uma coisa: o que levo e o que não levo para a minha viagem de intercâmbio?

Pois bem… Considerando que nós já passamos por essa experiência duas vezes, temos algumas dicas bem úteis e importantes para você passar por essa fase das malas de uma forma mais tranquila e certeira.

Vamos começar pelo mais importante…

QUANTIDADE X PESO X DIMENSÕES

É muito importante você ter conhecimento do quanto em quantidade de malas e em pesos de cada mala lhe é permitido (sem pagar excesso de bagagem, please) considerando a companhia aérea que você escolheu viajar.

No Brasil, o regulamento da ANAC aplica-se a todos os vôos internacionais que saem do Brasil (mas cuidado, pois se a sua passagem, tiver algum trecho nacional, as mesmas regras não serão aplicadas durante toda a sua jornada), em suma, cada passageiro tem direito a transportar sem custo adicional duas bagagens despachadas, de até 32kg cada. Um detalhe muito importante que as vezes é simplesmente esquecido pelos intercambistas, é o tamanho permitido de cada mala… Nesse caso, tire todas as suas dúvidas com a companhia aérea responsável pela sua viagem.

Com relação à bagagem de mão, as regras são criteriosas e seguidas à risca por todas as companhias aéreas, principalmente as internacionais. Existem dimensões e pesos específicos para que seja permitido a você considerar a sua mala como bagagem de mão. Além disso, cuidado redobrado com o conteúdo de sua bagagem de mão… Lembre-se de que não são permitidos frascos mais de 100ml, muito menos ferramentas e objetos cortantes.

Saiba mais: Mala para o Intercâmbio: ítem por ítem!

CHECK-LIST

Antes de qualquer coisa, faça um check-list. Uma lista com todos os itens (desde documentos, passando pelas roupas, itens pessoais e eletrônicos) vai te ajudar e muito a não esquecer de nada e a organizar melhor a sua mala.

O check-list da Enjoy Intercâmbio nos ajudou muito, e é uma ótima base para suas malas.

DOCUMENTOS

Aqui vale uma atenção bem especial… A falta de um dos documentos ou se a emissão de um deles for feita errada, vai comprometer todo o seu intercâmbio. A agência pela qual você optou adquirir o seu Pacote de Intercâmbio deve lhe auxiliar nessa questão, mas se você, assim como eu, é daqueles que gosta de estar seguro por sí mesmo, segue a listinha dos documentos obrigatórios para o seu intercâmbio: Passaporte (atenção com a validade), Carta de aceitação da escola, Seguro Saúde Internacional, Comprovante de Vacinação, Cópia da passagem de ida e volta, Comprovação de condição financeira e Comprovante de acomodação.

Saiba mais o que cada documento obrigatório significa, na nossa matéria: Documentação para o Intercâmbio.

ROUPAS

Serão no mínimo 8 meses longe de casa, então, pense em primeiro lugar no seu conforto! Escolha sempre as peças versáteis, que combinam com tudo e que você adora, sim, porque não adianta você trazer as peças que você não curte né? Outra dica é tentar trazer roupas de qualidade, aquelas que são boas mesmo e prometem uma durabilidade maior… Nessa hora não vale o jogo: compra baratinho, porque se estragar você compra outro! Prefira trazer na sua mala mais qualidade do que quantidade! Se você está vindo para a Irlanda por exemplo, de nada adianta lotar a mala com biquínis e pecinhas lindas para aproveitar o verão! Conheça o clima da região para onde você está indo e escolha peças adequadas para tal. Outra dica é sobre os jeans e as peças íntimas… O europeu tem um corpo bem diferente do nosso, então, não venha achando que vai encontrar aqueles jeans que você adora ou então aquelas roupas intimas que te deixam confortáveis, a melhor opção é trazer todas os jeans e peças intimas que você puder e couber na sua mala, kkkk.

Saiba mais: Mala de menina embarcando para o Intercâmbio!

COSMÉTICOS E ITENS DE HIGIENE PESSOAL

De fato, não são todas as marcas brasileiras que existem na Europa, e aquelas que existem são mais caras que no Brasil. Uma dica é trazer aqueles cosméticos que você de fato ama e que não vive sem, e os demais trazer para apenas o primeiro mês. Tenho certeza que você vai voltar para o Brasil, gostando mais das marcas da Europa e nem vai lembrar das brasileiras.

MEDICAMENTOS

Muito importante… Se você faz uso de medicamente controlado ou aqueles de uso contínuo precisa se preocupar e trazer para todo o tempo de seu intercâmbio. Lembrando que o seu médico precisa atestar através de uma receita escrita em inglês nos moldes internacionais e a sua medicação precisa ter um prazo de validade estendido ao tempo em que você estará na Europa.

ELETRÔNICOS

Traga os seus eletrônicos pessoais, lap top, celular, carregadores, adaptador de tomada, etc. Não deixe para comprar na Europa, pois considerando o câmbio atual, você pode acabar levando um susto e se arrependendo de ter deixado o seu eletrônico velhinho, mas que quebrava o seu galho no Brasil.

Saiba mais: Meninaaas, dicas especiais para nós mulheres não errarmos na hora de fazer a mala para o nosso intercâmbio.

IDENTIFICAÇÃO

Não esqueça de identificar a sua mala. Vale tudo… Etiqueta com dados pessoais e de contato (seu e de alguém que confie), descreva o famoso “De onde: e Para onde:” e coloque algum enfeitezinho que seja fácil para você identificar a sua mala no meio de tantas outras parecidas. Não precisa enfeitar a mala como se ela fosse uma árvore de natal, mas um detalhezinho a mais e personalizado vai fazer muita diferença se você passar por algum perrengue.

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Deixe seu comentário