Documentação INTERCÂMBIO

Fazer um intercâmbio é um sonho de muitas pessoas que buscam melhores oportunidades e diferentes experiências. Entretanto, para que o sonho se torne realidade é necessária a preparação para obter os documentos necessários para realizar o intercâmbio e ter a permissão para ficar durante alguns meses em outro país.

Nesta matéria, vamos apresentar os documentos básicos que lhe permitem realizar um intercâmbio com toda a segurança necessária. Considerando que você precisará contratar os serviços de alguma agência especializada, a mesma terá o dever de lhe auxiliar e providenciar tudo que você precisa para que essa sua experiência de intercâmbista seja a mais tranquila e acertada possível.

PASSAPORTE

O passaporte é uma exigência para oficializar o trânsito das pessoas e também um dos documentos indispensáveis para você fazer o seu intercâmbio.bSe já possui um passaporte, você deve verificar sua validade. Caso esteja com o documento vencido, deve ser tirado um novo. Cuidado com relação a passaportes que estarão vencendo durante a viagem, pois, nesse caso, pode haver problemas com a imigração. Portanto, o passaporte deve ser renovado para evitar contratempos.

SOLICITANDO O PASSAPORTE

O passaporte é solicitado via online, no site da Polícia Federal e possui um custo para emissão. Após o pagamento da guia de recolhimento dos custos – GRU, é possível agendar ida a um posto de atendimento da Polícia Federal, levando documentos originais de identificação, como Identidade, CPF etc., que estão indicados no site.

DOCUMENTAÇÃO PARA A IMIGRAÇÃO

Ao entrar em um outro país, você irá direto para o guichê da imigração, que é o local onde irão te dar permissão para permanecer naquele determinado país por um tempo específico, de acordo com a documentação apresentada. Aqui é a hora de você ter calma, e apresentar sem estresse toda a documentação organizada anteriormente.

Segue abaixo a lista dos documentos que você deve manter em mãos para apresentar para imigração na hora da entrada em outro país. Lembre-se: a agência tem a obrigação de lhe auxiliar nessas questões.

Carta de aceitação da escola

É o documento timbrado, emitido pela escola que informará sobre o curso, sua duração, local de acomodação e seus dados pessoais;

Seguro Saúde Internacional

É uma exigência entre documentos para intercâmbio e turismo na maioria dos países e deve ser contratado no Brasil para dar cobertura em sua estada no país estrangeiro;

Comprovante de Vacinação

Entre os documentos para intercâmbio, está o comprovante de vacinação exigido pelo país de destino. Normalmente, a vacina contra a febre amarela é solicitada para todos os países tropicais, como é o caso do Brasil, mas podem existir outras exigências dependendo de cada local;

Cópia da passagem de ida e volta

É uma exigência normal para estudantes e turistas e serve para demonstrar que sua permanência será efetivamente temporária. Com a atual situação de imigrantes ilegais, esse passou a ser um item importante de controle nos países europeus;

Comprovação de condição financeira

É uma providência importante que alguns países exigem para demonstrar que o estudante terá condições de se manter ao longo da estada no país. Essa comprovação pode ser feita pelo cartão de crédito, o extrato de seu Travel Money, ou ainda que o estudante traga o dinheiro de que vá precisar em espécie. Embora a última seja uma opção menos segura, é perfeitamente legal e viável para o intercâmbio;

Comprovante de acomodação

Importante para demonstrar o destino certo de sua estada, desde que esteja com reserva garantida.

Agora que você já tem conhecimento dos documentos para intercâmbio, é só se preparar para providenciá-los e seguir em frente, contratando uma agência especializada nesse tipo de viagem, para que tudo seja feito da melhor maneira possível.

Antes de fechar o seu pacote, consulta a Enjoy Intercâmbio pois nós tivemos uma experiência excelente com eles e só temos elogios com relação ao atendimento e ao compromisso que eles dispensaram para conosco.

Talvez você se interesse por:

Arrumando as malas para meu intercâmbio.

Carteirinha de Estudante na Irlanda.

Saiba mais sobre Intercâmbio na Irlanda, inclusive sobre como economizar durante o seu Intercâmbio, clicando aqui.

Espia os nossos stories e postagens sobre Intercâmbio e Irish Life lá no Insta e Face.

 

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Deixe seu comentário