EDAM, Holanda

Edam, mais do que apenas queijo

Quem já nos acompanha, sabe da nossa ansiedade por conhecer sempre mais e mais… Isso não significa que a gente não aproveita os destinos, pelo contrário. A gente organiza muito bem o nosso tempo e valoriza o recurso que está sendo “investido” em todas as viagens, por isso, quanto mais a gente conseguir conhecer sem atropelar os nossos dias, melhor. E Edam, na Holanda, é sem dúvida uma cidadezinha que se encaixou perfeitamente no nosso tempo, no nosso bolso e vai ficar pra sempre no nosso coração.

Edam, Holanda.

Localizada a aproximadamente 20 km de Amsterdam, o melhor meio de se chegar é pegando um ônibus a partir da Estação Central. Você pode utilizar um ticket único para o dia todo e sair visitando as cidadezinhas do entorno da capital e foi justamente isso que fizemos… Entre essas cidadezinhas visitadas incluímos EDAM, mais um destino famoso pelos queijos deliciosos fabricados na região.

Edam, o queijo típico da cidade de Edam, Holanda.

Sinceramente, o queijo foi uma das últimas coisas que lembrei depois que chegamos em Edam. A cidade é um mimo, uma autêntica vila holandesa, banhada pelo Rio Ljselmeer. As casas são muito charmosas e parecem ser de brinquedo em tamanho grande, dá a impressão de que cada morador de fato ama o lugar que mora e cuida com todo carinho.

Edam, na Holanda, banhada pelo Lago IJsselmeer.
Edam, Holanda.

 

Edam, Holanda.

 

Edam, Holanda.
Tá… Mas voltando ao queijo…

O queijo Edam é um famoso produto de exportação holandês desde a “era do ouro”. A pequena bola de queijo, geralmente avermelhada (aprendemos que atualmente a cor avermelhada não é mais tão utilizada, visto que eles possuem outras formas de diferenciar um queijo do outro), é exportada para todos os cantos do mundo há séculos. Ao visitar Edam, você poderá explorar os armazéns de queijo do século 18 e, é claro, provar essa iguaria holandesa por excelência. Os armazéns de queijo mantêm viva a memória desse passado colorido e aromático. Nós visitamos um armazém bem pequeno, familiar, localizado no centro da cidade e foi uma loucura de gostoso. 😉

Típico armazém de queijo em Edam, Holanda. Fabricação e Venda no próprio local.

Edam não tem somente uma história rica em relação ao queijo. No século 12, fazendeiros e pescadores construíram cabanas nas margens do Lago Ljselmeer. Esse vilarejo simples se transformou na cidade de Edam, que cresceu e prosperou sem parar até o século 17. Além do queijo, a construção naval e o comércio contribuíram para o desenvolvimento de Edam.

Edam, Holanda.
Quanto tempo ficar em Edam…

Tipo, a nossa dica é que você faça um roteiro de bate e volta para Amsterdam que inclua 5 cidades, Enkhuizen, Hoorn, Edam, Volendam e Marken. Por lá, 2 horas é mais que suficiente para turistar pela cidade, contemplar as construções antigas, fazer muitas memórias fotográficas, entrar em todas lojinhas de queijo (degustando em cada um delas) e ainda tem tempo de relaxar um pouco observando o cotidiano dos moradores (essa é a parte que eu mais gosto nas viagens, observar o cotidiano e me ver ali, quem sabe um dia, vivenciando diariamente aquela realidade, que para eles é normal.

Edam, Holanda.
Edam, Holanda.
Edam, Holanda.

Clique aqui e conheça o Roteiro – 5 cidades holandeses em 1 dia (Enkhuizen, Hoorn, Edam, Volendam e Marken).

Conheça mais sobre o que vivemos na Holanda.

 

-> Gostou da nossa matéria? Então segue o @VivaTodoSeuMundo no Insta e curte a FanPage no Face. Assim você acompanhará o nosso mundo em tempo real. #VivaTodoSeuMundo #ColecionandoMomentos #FotografandoMemórias

 


 

VIVA Todo Seu MUNDO VIAJANDO com a gente!

Sempre que você fizer uma reserva, através de algum link das publicidades que aparecem aqui no nosso blog (Booking, Skyscanner, Seguros Promo, etc) nós ganhamos uma pequena comissão! E o melhor de tudo: você NÃO é taxado a mais por isso, pelo contrário, em alguns casos, se utilizar o nosso CUPOM DESCONTO, você ainda ganhará um desconto especial. Sabendo disso… Partiu reservar e Viver Todo Seu Mundo com a gente? 😉

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Deixe seu comentário