Gouda, Holanda

Gouda, a cidade do queijo gouda e do delicioso stroopwafle

Gouda é uma cidade localizada no sul da Holanda. Fica a aproximadamente 20 km de Roterdam, 30 km de Haia e 70 km da capital da Holanda, Amsterdam. É totalmente possível visitar o destino em um bate e volta de Amsterdam, ou então, no mesmo dia em que for conhecer Roterdam (como foi o nosso caso).

Gouda é absolutamente encantadora com seus canais e prédios históricos.

Fundada no século 13, prosperou rapidamente pela sua localização privilegiada, que facilitava o transporte das mercadorias que por lá eram produzidos, principalmente cervejas e tecidos e por volta do século 17 foi reconhecida como a principal cidade no que se refere ao comércio de velas, cachimbos, cerâmicas e queijos.

Gouda, a cidade do queijo gouda!

Como o nome já diz, Gouda é a cidade do queijo gouda, um dos queijos mais conhecidos do mundo. Por lá, o queijo gouda, ainda é produzido da mesma maneira que era produzido no século 17 e isso é motivo de muito orgulho para todos os moradores da cidade.

É possível visitar várias lojinhas (armazéns) que comercializam vários tipos de queijos, inclusive é claro, o gouda. A gente visitou várias e em todas sem exceção nos ofereceram degustação, por isso, não exite em entrar nas lojas de queijos, pois só ai você pode economizar uns eurinhos, pois com certeza a fome vai demorar para aparecer kkkk

Armazéns de queijo em Gouda, Holanda.
Volte ao passado visitando o mercado do queijo…

Você não pode perder a oportunidade de visitar o “Markt”, mercado de queijos, localizado na praça central da cidade e aberto apenas nas quintas feiras pela manhã, das 10 às 13 horas, de abril a agosto, como antigamente. O mercado de rua atrai uma legião de turistas ávidos por vivenciar uma volta no tempo, porque lá você terá a oportunidade de comprar os queijos com vendedores vestidos a caráter utilizando a mesma maneira de comércio que os seus antepassados.

Mercado do Queijo, Gouda na Holanda.

                             Mercado do Queijo, Gouda na Holanda.

Gouda, a cidade do Stroopwafle!

Entre as surpresas deliciosas que Gouda guarda, a mais doce com certeza é o stroopwafle .

O legítimo stroopwafle. Gouda, Holanda.

A delicinha nasceu em Gouda no ano de 1784. É formado por duas partes fina de biscoito tipo wafel, recheado com uma calda espessa de caramelo. Na Holanda eles são encontrados facilmente nos supermercados. Mas os melhores são encontrados nas feiras livres ou nas lojas especializadas e são feitos na hora.

Já tínhamos provado vários stroopwafle, na verdade, a gente viciou nessa delicinha desde a primeira vez que visitamos a Holanda, mas posso afirmar que em Gouda você vai provar o stroopwafle mais delicioso de todos, e o que é melhor: de uma maneira tradicionalíssima que só os locais conhecem.

Uma nova maneira de saborear o stroopwafle…

Aprendemos em Gouda, um novo jeito e ainda mais delicioso de saborear essa delicinha…

Stroopwafle. Gouda, Holanda.

As lojas especializadas em stroopwafle, indicam que você se acomode em uma das suas várias mesinhas e saboreie a delicinha com um café preto. A tradição é, colocar o stroopwafle em cima da borda da xícara e deixar o vapor e o aroma do café penetrar no biscoito, até o caramelo ficar meio molinho.

Ahhhhhhhhh, isso é sem dúvida deliciosamente delicioso e é claro que depois que aprendemos essa maneira tradicional de saborear o stroopwafle, repassamos a tradição para todas as gerações de turistas que nos procuram com dúvidas sobre a Holanda, kkkk, por tanto, agora você já sabe… Nada de devorar os stroopwafles em poucos minutos… Tenha calma, saboreie como manda a tradição, kkkkk

Passeando por Gouda…

Gouda, representa muito da essência da Holanda. Os tempos antigos voltam ao presente quando você passeia pelos seus canais, becos e mansões medievais.

Gouda, Holanda.

Além de saborear vários stroopwafles da forma tradicional e de entrar em toooodas as lojas de queijos que oferecem degustação gratuita, você pode:

Começar o seu passeiopelo Markt, que é na praça principal da cidade. La estão as mais famosas lojas e comércio da cidade. Eles por sí só já são atrações turísticas imperdíveis.

Na mesma praça fica a Stadhuis, que é o prédio da prefeitura da cidade. Ele começou a ser construído em 1448. E foi terminado em 1459.

Ainda na mesma praça encontra-se a De Waag, ou casa de passagem. Era nesse local que os queijos eram pesados.

Bem próximo dali, fica a Igreja Sint-Janskerk, ou Igreja de São João. É a igreja mais alta da Holanda. Sua construção remonta a época medieval, mas um incêndio em 1552, destruiu grande parte dessa construção. Os vitrais encontrados dentro da igreja são uma das coleções mais famosas do país.

Bem próximo a igreja, prepare-se para aumentar a sua coleção de memórias fotografadas com o tema canais!

É claro que Gouda não vai desapontar no quesito moinhos… Próximo ao centro da cidade, você pode encontrar dois moinhos, o ‘t Slot e o Molen De Roode.

Próximo aos moinhos, você pode visitar a Barbaratoren, a torre da antiga St. –Barbarakapel (Capela de Santa Barbara). A torre foi construída por volta do século 16, e foi renovada em 1998.

Assim como todas as cidades holandesas, Gouda não decepciona no quesito encanto e charme. As ruelas da cidade seguem a mesma linha de todo país… Canais se misturam com construções antigas e com as casinhas típicas super bem cuidadas. Bicicletas estacionadas em frente às casas, janelas sempre abertas, crianças brincando livremente nas ruas… Ahhhh essa Holanda é linda.

 

-> Gostou da nossa matéria? Então segue o @VivaTodoSeuMundo no Insta e curte a FanPage no Face. Assim você acompanhará o nosso mundo em tempo real. #VivaTodoSeuMundo #ColecionandoMomentos #FotografandoMemórias

 

 

VIVA Todo Seu MUNDO VIAJANDO com a gente!

Sempre que você fizer uma reserva, através de algum link das publicidades que aparecem aqui no nosso blog (Booking, Skyscanner, Hotéis.com, Seguros Promo, Decolar.com, etc) nós ganhamos uma pequena comissão! E o melhor de tudo: você NÃO é taxado a mais por isso, pelo contrário, em alguns casos, se utilizar o nosso CUPOM DESCONTO, você ainda ganhará um desconto especial. Sabendo disso… Partiu reservar e Viver Todo Seu Mundo com a gente? 😉

 

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados