HOORN, Holanda

Tranquilidade do interior com jeito de cidade grande

Localizada ao norte de Holanda, próxima do Lago IJsselmeer, Hoorn é um misto de cidade grande com a paz do interior. Estando a cerca de aproximadamente 45 minutos a partir de Amsterdam, Hoorn se tornou um dos principais destinos para se visitar em um bate e volta, partindo da capital da Holanda, Amsterdam.

Esse esquema de conhecer várias cidades em um único dia, virou nosso vício. A gente tem feito bastante, desde que o roteiro não prejudique a qualidade do nosso turismo. Essa forma de conhecer os destinos vem sendo muito utilizada por quem quer otimizar o seu tempo e o recurso investido nas viagens, planejando muito bem as visitas, mantendo sempre como prioridade a qualidade e não a quantidade.

Igreja Grote Kerk, Hoorn, Holanda.
Igreja Noorderkerk (Vrouwenkerk), Hoorn, Holanda.

Visitamos Hoorn, no mesmo dia em que visitamos EnkhuizenEdam, Volendam e Marken. Hoorn, foi a segunda cidade e onde ficamos menos tempo, o que não diminui a sua importância.

Clique aqui e conheça 0 Roteiro – 5 cidades holandeses em 1 dia (Enkhuizen, Hoorn, Edam, Volendam e Marken). Acredite, nós aproveitamos demais todos os 5 destinos, vale a pena conferir e adapta-lo ao seu ritmo.

Conheça um pouco da história de Hoorn…

No século 17, Hoorn foi uma das cidades mais ricas da Holanda, se tornando assim uma das principais cidades do país, por isso andando por lá conseguimos observar essa riqueza nas dezenas de igrejas, prédios e monumentos da cidade. A construção mais antiga da cidade, a Igreja de Noorderkerk, foi concluída em 1519 e tem parte do seu chão coberto de lápides, incluindo a do grande navegador nascido na cidade, o Willem Schouten.

Foi Schouten, que explorando o Oceano Pacífico, descobriu o Cabo Hoorn, ponto mais meridional da América do Sul, e as Ilhas Hoorn, na Oceania, ambos os nomes foram uma homenagem a sua cidade natal. Além disso, em Papua Nova Guiné, as Ilhas Schouten recebem este nome em homenagem a ele.

Um misto de cidade grande com a paz do interior…

Embora fique próxima a Amsterdam, há apenas 40 km, Hoorn combina um misto de cidade grande e da tranquilidade do interior… No centrinho da de Hoorn, há uma mescla de prédios antigos e novos, ruelas com diversas lojas, bares ao livre e restaurantes, meio a prédios históricos. Em Hoorn, você ainda encontra um pequeno porto onde diversos barcos ficam atracados.

A cidade também é conhecida pelos esportes aquáticos, pois possui vários locais para práticas dos mesmos. Além disso, existem dunas e pequenas praias próximas que são perfeitas para quem quer relaxar. Inclusive há uma praia praticamente grudada ao centro da cidade. Praia esta, que embora tenha uma pequena faixa de areia, nos permite sentar ou caminhar a sua volta para relaxar e recarregar a energia para encarar mais algumas horas de turismo.

Ruas de Hoorn, Holanda.
Ruas de Hoorn, Holanda.

 

Ruas de Hoorn, Holanda.
Praia do Lago IJsselmeer, Hoorn, Holanda.
O que ver e fazer em Hoorn…

Caminhar pelo centro histórico (praça Roode Steen, Rua Groote Nord e Rua keerkstraat), visitar os museus Westfries (mostra o período da Era do Ouro na Holanda) e  Sttomtram (museu de trens a vapor) e o Museu do Século XX (apresenta como as coisas mudaram nos últimos 100 anos).

Além de prédios históricos, Hoorn possui um dos mais espetaculares museus de trens a vapor, o Stoomtram. Não conseguimos fazer o passeio no dia em que estivemos em Hoorn, porque como comentei acima, a gente acaba organizando o roteiro sem atropelar as atrações turísticas, mas sinceramente, depois deu uma pontinha de arrependimento, pois de fato esse passeio é imperdível para quem vai a Hoorn, pois ele te proporciona, uma experiência única, de andar a bordo de uma maria fumaça movida a carvão, com divisórias e bancos de madeira, em um percurso que passa por aldeias na zona rural de Westfrisian e ao longo do Lago IJsselmeer, entre as cidades de Hoorn, Medemblik e Enkhuizen.

Museu Westfries, Hoorn, Holanda.
Quanto tempo ficar em Hoorn…

Levamos no máximo duas horas para visitar o centro histórico de Hoorn, tempo suficiente para caminharmos pelas ruas e apreciarmos a arquitetura diferenciada que Hoorn proporciona com suas Igrejas, prédios e monumentos do século 17. Além disso demos uma passadinha na praia que fica coladinha na cidade.

E ai??? Curtiu visitar Hoorn com a gente??? Aproveita que está por aqui e dá uma olhada nas outras cidades holandesas que conhecemos no mesmo dia de Hoorn… EnkhuizenEdam, Volendam e Marken. Uma cidadezinha mais encantadora que a outra <3.

 

-> Gostou da nossa matéria? Então segue o @VivaTodoSeuMundo no Insta e curte a FanPage no Face. Assim você acompanhará o nosso mundo em tempo real. #VivaTodoSeuMundo #ColecionandoMomentos #FotografandoMemórias


 

VIVA Todo Seu MUNDO VIAJANDO com a gente!

Sempre que você fizer uma reserva, através de algum link das publicidades que aparecem aqui no nosso blog (Booking, SkyscannerSeguros Promo, etc) nós ganhamos uma pequena comissão! E o melhor de tudo: você NÃO é taxado a mais por isso, pelo contrário, em alguns casos, se utilizar o nosso CUPOM DESCONTO, você ainda ganhará um desconto especial. Sabendo disso… Partiu reservar e Viver Todo Seu Mundo com a gente? 😉

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Deixe seu comentário