ILHAS ARAN, IRLANDA

Viva Todo Seu Mundo para as ILHAS ARAN, Irlanda.

Não pensamos duas vezes antes de aceitar o convite da Agência Beyond the Glass Adventure Tours, para fazermos uma expedição pelo Oeste da Irlanda, principalmente porque um dos dias da expedição era todo nas Ilhas Aran – “Arans Islands” (arquipélago formado por três ilhas que já estava em nossa listinha há algum tempo).

Sobre as Ilhas Aran (Aran Islands)…

As Ilhas Aran formam um arquipélago com três ilhas na Costa de Galway. Nós visitamos a maior das três Ilhas, que é a mais bonita e turisticamente falando é melhor estruturada. Ela se chama “Inishmore”, que significa em gaélico justamente Ilha Grande. As outras Ilhas também possuem seus respectivos nomes proporcionais ao tamanho: “Inishmaan” – Ilha Média e “Inisheer” – Ilha Pequena.

Ilhas pré-históricas…

As ilhas tiveram uma pré-história agitadíssima, o que é fácil de constatar em monumentos como “Dún Aonghusa”, que hoje é Patrimônio Mundial da Humanidade. Perderam sua importância com o declínio de Galway no século 16. Meio esquecidas, mantiveram tradições e costumes até o século 20, quando o cineasta Robert J. O´Flaherty as mostrou ao mundo no documentário: “Man of Aran” (1.937).

Como chegar até as Ilhas…

Existem várias formas de chegar até lá, mas a mais utilizada é o Ferry a partir de Rossaveal, que fica aproximadamente 1h de distância de Galway. Você pode pegar um ônibus no centro de Galway, utilizando a linha do Bus Eireann e desembarcar próximo ao píer, ou ainda pegar um Ferry a partir de Doolins, outra cidade do Condado de Galway. Também existe a possibilidade de ir voando até a Ilha, em um avião pequeno, da companhia Aer Arrean Islands. Sugiro que você consulte a “time table” de todas as companhias que indicamos, visto que aqui na Irlanda é normal os horários trocarem conforme as estações.

Você consegue mais detalhes sobre como chegar até as “Arans Islands”, clicando aqui.

Nós chegamos na Ilha um pouco depois das 10h e voltamos com o Ferry das 17h. A travessia dura em média 1h e é tudo muito confortável. Mas uma dica: como as passagens não são com poltronas marcadas, é bom chegar um pouco antes se quiser garantir as poltronas das janelas… Nós ficamos no meio, o que não fez muita diferença, visto que você pode ir a hora que quiser até o terraço do ferry para contemplar o visual e fazer algumas fotos para a sua coleção de momentos.

Ferry para as Ilhas Aran, Rossaveal, Irlanda.
Um dia foi mais que suficiente…

Exploramos a Ilha de ponta a ponta em um único dia. Fizemos tudo que estava no roteiro e um pouco além (a gente adora quando isso acontece, pois sempre acabamos conhecendo um pouco além do que a maioria das pessoas conhece e isso faz toda a diferença).

Explorar a Ilha de bicicleta…

Na minha opinião, bicicleta é o melhor meio de transporte para conhecer a Ilha, mas se você acha que não vai conseguir pedalar em torno de 20Km e ainda caminhar um pouco até a atração principal da Ilha, o mais indicado é pegar um ônibus desses que possuem paradas com limite de tempo em pontos específicos, ou ainda, alugar o serviço de uma charrete. No nosso caso, escolhemos a bicicleta e não nos arrependemos. (Buscamos informações sobre os ônibus e eles fazem poucas paradas rápidas e na atração principal te oferece 1h30min para caminhar em torno de 3km, conhecer um forte e a sua história, contemplar a vista e comprar souvenirs, o que ao meu ponto de vista e segundo alguns relatos é muito pouco tempo.

Pedalando pela Ilhas Aran, Irlanda.
Um caminho lindo, pitoresco e cheio de personalidade…

Fizemos inúmeras paradas rápidas para renovar o fôlego e é lógico para fazer algumas fotos. Passamos por fazendas com aqueles lindos campos bem verdes, mini florzinhas e com aquelas casas pitorescas tendo sempre o mar como seu plano de fundo… Também passamos por várias prainhas, cemitérios, ruínas históricas e carneirinhos!

Depois de pedalar por quase 2 horas, paramos para almoçar em uma espécie de “praça” com algumas construções típicas que foram transformadas em restaurantes, sorveteria e lojinhas de souvenirs (aproveitamos a parada para comprar o nosso souvenir preferido – magnético para a nossa coleção). Por lá é possível almoçar pratos típicos ou lanches frios, e os preços variam de 5 até 20 euros.

Alí mesmo nessa praça, deixamos a bicicleta e fomos caminhando conhecer o atrativo principal da Ilha… o forte arqueológico “Dún Aonghasa” – Forte de Aengus. O trajeto é fácil, apesar de ser um pouco íngreme e com pedregulhos.

Uma das vistas mais espetaculares da Irlanda…

Caminhamos em torno de 1km para chegar até o Forte e é do entorno desse forte, que fica rente a costa, que é possível se ter uma das mais lindas vistas que a Irlanda pode te proporcionar. Na minha opinião, a vista desse imenso e longo penhasco, só perde para o Cliffs of Moher, em dia de céu azul e limpo.

Conheça um pouco mais sobre o forte, clicando aqui.

Depois de quase 1 hora desfrutando da vista do Forte, continuamos o nosso trajeto a pé, por mais uns 2km, beirando o penhasco e “pulando” algumas cercas e muros de pedras, para desfrutar do máximo que nos é permitido ou não, kkkk. Na sequência, fizemos o mesmo trajeto para retornar ao local onde deixamos as bicicletas. Por lá, antes de partir para conhecer o restante da Ilha, descanse tomando sorvete ou experimentando um típico crepe da única sorveteria da Ilha.

Voltando para o pedal…

Voltamos a pedalar para fechar o reconhecimento 360graus da Ilha e da mesma forma que antes, fizemos várias paradas para contemplar o entorno e fazer algumas fotos. O dia estava muito bonito, céu azul com poucas nuvens e isso com certeza ajudou e muito para que o dia fosse um dos mais lindos que já tivemos na Irlanda.

Esse tour, fez parte da nossa Expedição pelo Oeste da Irlanda, à convite da Agência Beyond the Glass Adventure Tours. Saiba tudo sobre a nossa expedição, clicando aqui.

 

-> Gostou da nossa matéria? Então segue o @VivaTodoSeuMundo no Insta e curte a FanPage no Face. Assim você acompanhará o nosso mundo em tempo real. #VivaTodoSeuMundo #ColecionandoMomentos #FotografandoMemórias

 


 

VIVA Todo Seu MUNDO VIAJANDO com a gente!

Sempre que você fizer uma reserva, através de algum link das publicidades que aparecem aqui no nosso blog (Booking, Hotéis.com, Seguros Promo, Decolar.com, etc) nós ganhamos uma pequena comissão! E o melhor de tudo: você NÃO é taxado a mais por isso, pelo contrário, em alguns casos, se utilizar o nosso CUPOM DESCONTO, você ainda ganhará um desconto especial. Sabendo disso… Partiu reservar e Viver Todo Seu Mundo com a gente? 😉

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Deixe seu comentário