Tour pelo Lago Titicaca

Lago Titicaca, uma realidade mágica e invisível aos olhos.

Conhecer o povoado das ilhas flutuantes Los Uros localizadas no Lago Titicaca (lago mais alto do mundo) em Puno no Peru nos fez ter uma das experiências mais impactantes da vida. Você não vai se arrepender de fazer esse passeio, até digo mais, se você não o fizer, com certeza estará indo embora do Peru, sem conhecer a parte mais instigante do país.

Considerado o lago navegável mais alto do mundo, visto que sua superfície está a 3.812 metros acima do nível do mar, Tititcaca é um lago nos Andes, na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Em volume de água, é o maior lago da América do Sul. Nós percorremos todo o lado Peruano do Lago e fomos surpreendidos do início ao fim.

Antigos moradores de suas ilhas e do entorno ainda repetem uma lenda da mitologia andina. Segundo eles, foi das profundezas do lago que emergiram Manco Cápac e Mama Ocllo – filhos do deus Sol (Viracocha) -, os fundadores do Império Inca. Por isso é considerado sagrado e especial. São muitas as atrações imperdíveis para quem visita seu entorno e ilhas. A começar pela beleza das suas águas com tonalidades de azul que varia entre o celeste e o anil. Amantes da natureza e quem procura lugares tranquilos para descansar e meditar não podem deixar de conhecer o Titicaca.

Bom, mas vamos deixar de mimimi, e ir direto ao que interessa…

Tour pelo Lago Titicaca…

O tour pelo Titicaca inclui além das Ilhas Flutuantes Los Uros, as Ilhas Taquile, comunidade indígena peruana. Dura o dia inteiro e o mais indicado é que você saia de Puno, justamente porque essa cidade é a porta de entrada do Lago. Partindo dela, com certeza a sua viagem ficará menos cansativa, por isso, a nossa dica é que você inclua no seu roteiro, uma noite em Puno, para que no outro dia, você esteja descansado para fazer o passeio bem cedinho.

Adquirimos o passeio com a Inkas Tour, e saímos de barco bem cedinho, antes das 7h.

Ilha dos Uros, a primeira parada…

Até a primeira ilha, a Ilha dos Uros, navegamos por volta de 1 hora. Quando chegamos, já fomos impactados por inúmeras ilhas flutuantes artificialmente, cada uma sendo propriedade de uma família da comunidade dos Uros. Os moradores já esperam os inúmeros turistas, vestidos com seus trajes típicos e tentando ao máximo expor às suas peculiares vidas para os visitantes. Não tenho noção do tamanho de cada ilha, mas posso dizer que é muito pequena para o tanto de moradores que as habitam. A Ilha que visitamos moram 46 pessoas de uma mesma família, a família Mauri.  Assim que descemos, fomos acomodados em um círculo para ouvir as explicações sobre a Ilha. Eles falam sobre a Totora, material usado para construir as ilhas, casas, barcos e também para alimentação e inclusive para escovar os dentes. É a Totora, o principal meio de sobrevivência daqueles moradores. Depois da “aula”, fomos convidados para dar uma volta no lago num barco construído por eles mesmos, e obviamente feito de Totora. E quando voltamos do passeio de barco, os moradores estavam nos aguardando para fazermos um tour pele seu pedaço de Ilha, inclusive pelas casas.

Ilhas dos Uros, Lago Titicaca, Puno, Peru.
Família Mauri das Ilhas dos Uros, Lago Titicaca, Puno, Peru.
Ilhas dos Uros, Lago Titicaca, Puno, Peru.

 

Barco de Totora. Ilhas dos Uros, Lago Titicaca, Puno, Peru.
Família Mauri das Ilhas dos Uros, Lago Titicaca, Puno, Peru.
Família Mauri das Ilhas dos Uros, Lago Titicaca, Puno, Peru.
Família Mauri das Ilhas dos Uros, Lago Titicaca, Puno, Peru.
Família Mauri das Ilhas dos Uros, Lago Titicaca, Puno, Peru.

 

Um lugar surreal…

Admito que por vários momentos, tive a sensação de estar em um lugar surreal. É quase que inacreditável a forma como eles se adaptaram aquela realidade. Alguns nunca saíram da Ilha e temem o dia que isso pode vir a acontecer. As senhoras mais antigas, dizem que lá, naquele pedaço de Totora elas nasceram, foram criadas, casaram, tiveram filhos, já são avós e são muito felizes por nunca terem tido a necessidade de pisar fora da Ilha. Sério mesmo… As vezes é difícil até explicar, por isso, indicamos que você sinta tudo isso que nós sentimos, indo visitar as Ilhas dos Uros do Lago Titicaca.

Ilha Taquile…

Depois de visitar as Ilhas dos Uros, partimos em direção às Ilhas Taquile, com a impressão de que nada mais poderia nos surpreender. Bobice nossa pensar assim, pois as Taquiles, mesmo apresentando  uma realidade totalmente diferente das Ilhas dos Uros, nos surpreendeu muito, tanto pela beleza quando pela receptividade do povo local.

Ilha Taquile, Lago Titicaca, Puno, Peru.
Ilha Taquile, Lago Titicaca, Puno, Peru.

 

 

 

 

 

A Ilha mais linda que já conhecemos…

Da Ilha dos Uros para a Taquile navegamos por volta de 1h30min. Diferentemente da Ilha dos Uros, a Taquile é gigantesca e estruturada. Assim que descemos do barco, já rolou um choque, não só pela beleza que é imensurável, mas principalmente pela subida que de cara avistamos. Respiramos fundo e partimos… E a cada passo, nos surpreendíamos positivamente.

Ilha Taquile, Lago Titicaca, Puno, Peru.
Ilha Taquile, Lago Titicaca, Puno, Peru.

 

 

 

Subimos até a praça principal, quase no topo da Ilha, que também é surpreendentemente de tirar o fôlego. Por sorte, bem na hora que chegamos conseguimos assistir uma apresentação típica que acontecia em frente a Prefeitura.

 

Ilha Taquile, Lago Titicaca, Puno, Peru.
Ilha Taquile, Lago Titicaca, Puno, Peru.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De lá, a uma altura de 4 mil metros, vislumbramos a imponente paisagem do Lago Titicaca. Uma curiosidade é que a Ilha além de guardar vestígios de épocas pré-incas, também foi palco de uma prisão para presos políticos que funcionou até o início do século 20.

Ilha Taquile, Lago Titicaca, Puno, Peru.

Quando a fome começou a bater, o guia reuniu o grupo e nos levou para uma casa no topo da Ilha, onde almoçamos no lado de fora com a espetacular vista do Titicaca.

Por uma escadaria de 567 degraus…

Depois do almoço e de uma meia hora de descanso, começamos a maratona para retornar ao barco, só que dessa vez, decidimos descer pelo lado oposto, por uma escadaria de 567 degraus. Da mesma forma, esse lado da Ilha, nos surpreende e nos deixa sem fôlego não penas por causa dos degraus, mas pelas lindezas a cada passo.

 

Ilha Taquile, Lago Titicaca, Puno, Peru.
Ilha Taquile, Lago Titicaca, Puno, Peru.
Ilha Taquile, Lago Titicaca, Puno, Peru.
Ilha Taquile, Lago Titicaca, Puno, Peru.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já no barco, e com o coração cheio de alegria por ter colecionado lindos e inesquecíveis momentos e fotografado inúmeras e belas memórias, navegamos por volta de 1h até a cidade de Puno.

 

Para conhecer mais sobre as nossas experiências no Peru, clique aqui.

 

-> Gostou da nossa matéria? Então segue o @VivaTodoSeuMundo no Insta e curte a FanPage no Face. Assim você acompanhará o nosso mundo em tempo real. #VivaTodoSeuMundo #ColecionandoMomentos #FotografandoMemórias

 


 

VIVA Todo Seu MUNDO VIAJANDO com a gente!

Sempre que você fizer uma reserva, através de algum link das publicidades que aparecem aqui no nosso blog (Booking, Hotéis.com, Seguros Promo, Decolar.com, etc) nós ganhamos uma pequena comissão! E o melhor de tudo: você NÃO é taxado a mais por isso, pelo contrário, em alguns casos, se utilizar o nosso CUPOM DESCONTO, você ainda ganhará um desconto especial. Sabendo disso… Partiu reservar e Viver Todo Seu Mundo com a gente? 😉

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados