JALAPÃO, TO, Brasil

Nascer do sol na Serra do Espirito Santo

VIVA TODO SEU MUNDO VIAJANDO PARA O JALAPÃO, TOCANTINS, BRASIL

Acredite se quiser, mas decidi que o Jalapão seria a primeira viagem que eu iria fazer sozinha. Foi uma experiência única que eu conto em detalhes na matéria: Experiências: Viajar sozinha para o Jalapão!

Bom, agora vamos ao que interessa… Jalapão! Se você está esperando receber dicas, daquelas clichês, do tipo “onde comer”, “o que visitar”, “onde comprar”, etc, já antecipo desculpas porque esse será uma matéria bem diferente daquelas habituais de destinos turísticos…

Fervedouro Rio do Sono, Jalapão, Tocantins, Brasil

Fiz uma expedição de cinco dias, e percorri mais de 1500km de estrada vermelha acompanhada de um guia e de outras duas pessoas, que assim como eu, viajavam sozinhas.

Foi uma viagem incrível, repleta de belezas naturais, aventuras e paisagens exuberantes. Difícil decidir qual o momento mais espetacular! Flutuamos (literalmente) em vários fervedouros, assistimos ao pôr do sol nas Dunas do Parque Estadual do Jalapão e na Pedra Furada, subimos “ofegantemente” ao topo da Serra do Espírito Santo para contemplar o exuberante nascer do sol, almoçamos e jantamos ao lado dos nativos, visitamos quilombos, conhecemos o artesanato de peças de capim dourado, e como não poderia faltar, tomamos deliciosos banhos nas inúmeras Cachoeiras da região. Nós quatro, colecionamos muitos momentos dentro e fora de uma 4×4, além de fotografar as nossas lindas memórias em uma região que é totalmente diferente de tudo que você pode imaginar. Sinceramente e com toda certeza do mundo, na minha opinião, você perderá muita vida se morrer sem passar pela experiência de realizar uma expedição pelo Jalapão… Indiscutivelmente, foi o destino mais verdadeiro, mais lindo, mais livre de preconceito, mais natural e mais incrível que já conheci.

Pra quem ainda não se encontrou no mapa…

A região do Jalapão está localizada no extremo leste do Tocantins, fazendo divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí. A área turística engloba os municípios de Novo Acordo, Ponte Alta, Mateiros e São Félix. É nessa região onde estão concentrados os principais pontos turísticos e roteiros do Jalapão e é entre uma cidade e outra que você percorre o parque, conhecendo suas belezas naturais, almoçando em restaurantes pé no chão e dormindo em pousadas simples, porém muito bem preparadas para atender a todas as suas necessidades (algumas até chegam a superar as suas expectativas).

Como não há aeroportos na região do Jalapão, o único meio de transporte até lá é por via terrestre. Visto que eu estava no RS, fui de avião até Palmas, capital do Tocantins, e a partir de lá, contratei os serviços de uma agência de turismo local, que foi responsável por toda a minha expedição. Considerando que a região não é asfaltada, é fundamental que o trajeto seja realizado em um veículo do tipo 4×4 na companhia de um guia/ motorista experiente, pois o trajeto não tem sinalização ou iluminação, as estradas são bem confusas e além disso você passa boa parte do dia sem acesso à Internet e sem encontrar pessoas para lhe ajudar caso aconteça algo com o seu carro ou caso você se perca.

Quando ir…

Minha expedição para o Jalapão foi em outubro/17 e não tive problemas com chuvas e não sofri com o calor, para mim esse é o melhor mês para visitar a região porque o período de seca já terminou e o período das chuvas ainda não começou. As agências e os mais “entendedores” dizem que os meses de maio, junho e julho são os melhores porque não chove.

Como comentei mais acima, fiz uma expedição de cinco dias, mas existem pacotes de menos dias e ainda aqueles personalizados para grupos fechados que desejam conhecer a região com mais calma.

Sinceramente, cinco dias é suficiente…

Para você conhecer tranquilamente o Jalapão e todas as suas belezas sem cansar, até porque, considerando que os atrativos são muito próximos às estradas, você praticamente não caminha quando sai do veículo. Os pacotes oferecidos pelas inúmeras agências, são muito parecidos, a diferença entre um e outro são as pousadas que você irá pernoitar e o tipo de veículo que será utilizado durante a sua expedição. Você compra o pacote com tudo incluso, desde transporte, hospedagem, alimentação e as visitas, além disso, as agências costumam ter um estoque de bebida e comidinhas no carro para serem consumidos durante o dia, ou seja, você não gasta nada além do que já se propôs a pagar quando fechou o pacote e alguma valor para comprar lembrancinhas e tal.

Cachoeira da Velha, Jalapão, Tocantins, Brasil.

Roteiros: Conheça o Pacote de 5 dias e 4 noites que fiz durante a minha expedição ao Jalapão.

Eu fiz orçamentos em algumas agências e…

Optei pela Jalapão Expedições, porque desde o princípio eles foram super atenciosos, prestativos e abertos para adaptar os pacotes conforme minha vontade. Outro detalhe que me fez optar por eles, foi que no primeiro contato, eles me enviaram um formulário com perguntas diversas de meus gostos pessoais para personalizar a minha experiência e para buscar outras pessoas com perfil parecido com o meu. Esse detalhe me ganhou, porque sinceramente, eu não estava disposta a passar cinco dias da minha linda vida grudada em pessoas totalmente diferentes de mim. Sem dúvida, a minha escolha foi muito acertada, pois além de tudo que o pacote da expedição já oferecia, ganhei gratuitamente amigos que quero manter contato para sempre… O Henrique (o guia) é um cara que conhece a região de olhos fechados e ama e cuida daquele lugar e das pessoas que vivem lá, além disso ele é muito alto astral e totalmente louco, mas um louco consciente e sério, kkkk. Sobre os meus parceiros de expedição, não poderiam ser outros… A gente se identificou logo de primeira, e no mesmo dia já estávamos convivendo como uma família. Enfim, voltando ao objetivo do parágrafo, kkk, sugiro que você busque orçamentos e decida pelo pacote que mais se encaixar no valor que está disposto a investir e nos dias que poderá ficar por lá.

Cupom Desconto: Leitores do Viva Todo Seu Mundo terão um desconto especial e um atendimento personalizado durante a sua expedição com a Jalapão Expedições, 

Arrumando as malas…

Depois de ter fechado o pacote para o Jalapão, comece a arrumar as malas (não exagere, leve apenas o essencial) com roupas leves e de banho (sugiro que leve no mínimo 1 troca por dia, visto que vai passar o dia em expedição, e a noite, quando chegar na pousada, provavelmente vai sair para jantar), chinelo para o dia e tênis apenas para a trilha da Serra do Espirito Santo (se você não for realizar essa trilha, não precisará de tênis). Eu levei, mas não utilizei o protetor solar e o repelente, porém indico que leve por via das dúvidas (lembre-se que deverá tira-los do corpo antes de entrar nos fervedouros e cachoeiras). Esqueça enquanto estiver no Jalapão, as maquiagens, o aparelho de barba, os brincos grandes e os perfumes… Leve apenas um protetor labial, rabicó de cabelo, óculos e boné! Sugiro que além do celular e das máquinas fotográficas, você leve aqueles carregadores portáteis sabe? É que você passa o dia em expedição, fotografando muitas memórias e na maior parte do dia sem acesso à energia elétrica. Ahhhh, leva um pen drive e/ou compartilha a sua PlayList para que seja parte da trilha sonora de sua expedição!

Pôr do sol nas Dunas do Jalapão, Tocantins, Brasil.

Top List: Dicas sobre o Jalapão.

Não tem o que NÃO VISITAR no Jalapão…

Sobre o que visitar e o que não visitar??? Putz… Visita todos os lugares que forem possíveis e todos os cantinhos do Jalapão… Sério mesmo! Não tem um lugar que eu tenha gostado pouco… Todos os lugares visitados possuem uma beleza inimaginável e diferente de tudo que você já conheceu. Presta bastante atenção na fauna e na flora que as estradas te proporcionam… E sempre que der, pede para dar uma parada para você sair do carro e respirar no meio da estrada mesmo, fazendo um reconhecimento 360graus do entorno, principalmente na hora do pôr do sol e no nascer da lua, porque de verdade, além de tudo, o Jalapão se apoderou do sol mais lindo e da lua mais brilhante do mundo.

Top List: O imperdível do Jalapão.

O espaço que tenho aqui é pequeno demais para compartilhar todas as minhas memórias fotografadas dos momentos lindos que colecionei enquanto realizei a expedição para o Jalapão, então, para você não perder nadinha, passa lá no Insta e no Face para começar a viver o seu mundo viajando para o Jalapão.

 

-> Gostou da nossa matéria? Então segue o @VivaTodoSeuMundo no Insta e curte a FanPage no Face. Assim você acompanhará o nosso mundo em tempo real. #VivaTodoSeuMundo #ColecionandoMomentos #FotografandoMemórias

 


 

VIVA Todo Seu MUNDO VIAJANDO com a gente!

Sempre que você fizer uma reserva, através de algum link das publicidades que aparecem aqui no nosso blog (Booking, Hotéis.com, Seguros Promo, Decolar.com, etc) nós ganhamos uma pequena comissão! E o melhor de tudo: você NÃO é taxado a mais por isso, pelo contrário, em alguns casos, se utilizar o nosso CUPOM DESCONTO, você ainda ganhará um desconto especial. Sabendo disso… Partiu reservar e Viver Todo Seu Mundo com a gente? 😉

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Comentários (2)

Uauuu!!! Que matéria massa!!! Parabéns Mary. Abraço.

Você fez parte desse super momento e dessa inesquecível memória. Obrigada pelo profissionalismo e por amar esse lugar tão lindo do nosso Brasil.

Deixe seu comentário