ZAANSE SCHANS, Holanda

A cidade dos moinhos

Quer conhecer a cidade mais holandesa da Holanda? Aquela cidadezinha que mais parece um cenário montado, com cheiro de chocolate, com paisagens que lembram aqueles quadros pintados a mão, com casinhas tipicas verdes e brancas, com lojas locais que vendem produtos fresquinhos plantados e produzidos pelos moradores e que ainda por cima é rodeada por 13 moinhos?! Ufa! Se a resposta for SIM, inclua a cidade de Zaanse Schans em seu roteiro!

Basta uma manhã de bate e volta entre Amsterdam e Zaanse Schans para você voltar pra casa com muitos momentos e memórias fotografadas de uma Holanda que nada se parece com Amsterdam!

Zaanse Schans, Holanda.
COMO CHEGAR EM ZAANSE SCHANS…

Você pode ir de ônibus ou trem, a partir da Estação Central de Amsterdam.

Nas duas vezes que visitamos a cidade, optamos pelo trem por ser mais rápido, mas pelas pesquisas que fizemos, o trajeto de ônibus também é tranquilo e apesar de ser um pouco mais caro ele para bem em frente a entrada principal do vilarejo, e isso fará você economizar uma caminhadinha de 15 minutos.

O trem sai da Estação Central de Amsterdam, você deve comprar o ticket para Koog-Zaandijk, antigo nome dado a estação da cidade de Zaanse Schans. O trajeto todo dura em torno de 20 minutos e você paga um ticket no valor de 4,20 euros ida e volta.

O ônibus é o 391 da Conexxion, e sai de meia em meia hora da plataforma C ou E dos ônibus da Estação Central de Amsterdam. O ticket pode ser adquirido diretamente com o motorista e custo é de 5 euros ida e volta e o trajeto dura em torno de 50 minutos.

A partir da estação, basta seguir pela rua principal, caminhando mesmo, passar por uma ponte com uma vista panorâmica da lateral da cidade e chegar no vilarejo de Zaanse Schans. Nós caminhamos bem tranquilamente, curtindo o trajeto e levamos 15 minutos da saída da estação até a entrada oficial da vila.

UM TOUR POR ZAANSE SCHANS…

Logo na entrada, você se encantará com uma paisagem que mais parece um quadro daqueles pintados a mão…

Zaanse Schans, Holanda.

As casinhas verdes ao longo da vila abrigam pequenos museus temáticos (alguns pagos e outros gratuitos) e muitas lojinhas. Vale a pena entrar para descobrir as particularidades de cada uma delas. Algumas, em especial, chamam mais atenção, como a fábrica de queijos Catharina Hoeve, a lojinha de tamancos de madeira, e o museu do Albert Heijn, a maior rede de supermercados da Holanda , que teve a sua primeira loja (na verdade, uma pequena mercearia) em Zaanse Schans.

Zaanse Schans, Holanda.
Zaanse Schans, Holanda.

Além da belíssima paisagem, o que mais atrai os turistas à Zaanse Schans são os moinhos. E lá é possível visitar vários deles. No total, são 13 moinhos, sendo que 6 ficam abertos para o público — os preços e horários para visitação variam, é necessário se informar no local, mas quando fomos, agora em julho de 2018, o valor padrão era de 4 euros.

Moinhos. Zaanse Schans, Holanda.
SOBRE OS MOINHOS DE ZAANSE SCHANS…

Durante o século 17, mais de 600 moinhos de vento foram construídos na área em torno de Zaanse Schans, criando assim, a primeira zona industrial da Holanda. Os moinhos de vento eram usados, entre outros fins, para moer especiarias, produzir tinta, cortar madeira e fazer óleo. Vários desses moinhos ainda existem e podem ser visitados hoje.

Moinhos. Zaanse Schans, Holanda.
SOBRE OS MUSEUS DE ZAANSE SCHANS…

Há vários museus para visitar em Zaanse Schans, como por exemplo, o Museumwinkel: uma antiga mercearia da época anterior ao surgimento dos grandes supermercados. No Bakkerijmuseum (Museu da Padaria), você pode descobrir sobre a antiga panificação tradicional, e o Honig Breethuis apresenta a casa da família de um comerciante do século 19. O Museu Zaanse Tijd exibe uma coleção de relógios originais, e a maioria deles ainda funciona. O Museu Zaans contém uma coleção especial de utensílios, roupas e pinturas da região. Você também pode visitar a Verkade Experience para conhecer uma fábrica de chocolate do século 20. As máquinas originais ainda estão funcionando e produzem os melhores chocolates e biscoitos, este especificamente fica fora do vilarejo, ao lado da estação de trem a qual você desembarcou quando chegou.

 

Clique aqui e conheça todas as nossas matérias sobre a Holanda .

 

-> Gostou da nossa matéria? Então segue o @VivaTodoSeuMundo no Insta e curte a FanPage no Face. Assim você acompanhará o nosso mundo em tempo real. #VivaTodoSeuMundo #ColecionandoMomentos #FotografandoMemórias

 


 

VIVA Todo Seu MUNDO VIAJANDO com a gente!

Sempre que você fizer uma reserva, através de algum link das publicidades que aparecem aqui no nosso blog (Booking, Skyscanner, Seguros Promo, etc)  nós ganhamos uma pequena comissão! E o melhor de tudo: você NÃO é taxado a mais por isso, pelo contrário, em alguns casos, se utilizar o nosso CUPOM DESCONTO, você ainda ganhará um desconto especial. Sabendo disso… Partiu reservar e Viver Todo Seu Mundo com a gente? 😉

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Deixe seu comentário